×

Qual a diferença entre orar e rezar?

Qual a diferença entre orar e rezar?

Qual a diferença entre orar e rezar?

Os verbos “orar” e “rezar” não têm um sentido semelhante, pelo menos não nas tradições antigas e o sentido original das palavras demonstra isso. Cotidianamente, os verbos são confundidos, pois remetem a um ato religioso bem parecido. A diferença entre orar e rezar é um fato presente.

Quem é cristão deve ter uma noção boa dos significados de cada um desses verbos. Os católicos fazem as rezas e os evangélicos praticam a oração, isso é quase um consenso e uma regra de identificação.

Mas, sabendo que a diferença entre orar e rezar pode não ser tão clara para algumas pessoas, neste guia do Luz do Evangelho vamos esclarecer cada um para você. Confira!

Existe diferença entre orar e rezar?

Essa é uma pergunta que muitos cristãos fazem, sejam iniciantes na fé ou até mesmo mais experientes. O certo é que muitos acreditam ser o mesmo, por envolver o momento em que há uma conversa com Deus nas duas ações. E a diferença não é evidente por isso.

Geralmente se associa a palavra reza aos católicos e a palavra oração aos evangélicos. Você sabe o motivo disso? A palavra “rezar” tem origem do latim “recitare” que significa recitar, remetendo à  prática de fala decorada em voz alta.

Já a palavra “orar” vem do latim “oro”, que significa oral, dizer ou falar. Vemos que o sentido das duas palavras são diferentes mas que são aplicadas ao mesmo contexto.

É importante ressaltar que essa diferença entre orar e rezar não ocorre em todas as culturas. Em inglês, por exemplo, essa diferenciação não existe. Trabalhemos melhor o sentido de cada uma delas para sabermos as diferenças.

O que significa orar?

Como já falamos, orar significa dizer algo, falar ou discursar. Essa palavra lembra bem o sentido de oratória, que nada mais é do que a habilidade de se falar em público.

Orar, então, tem um significado de maior liberdade para quem o faz. Seria como um discurso ou uma fala livre, em caráter bem pessoal e sentimental, como abrir o coração tecendo palavras sinceras.

Para podermos entender melhor, a oração é como uma conversa livre entre amigos, considerando que ambos possuem plenas condições de falar o que pensam com liberdade.

Alguns associam que a oração teria um sentido de ação feita em coletivo, como se houvesse um público. Contudo, esse seria um sentido mais secundário da ação.

O que significa rezar?

Rezar já possui um significado mais restrito, remetendo a recitar, onde se inclui alguma leitura ou prática mais preparada. É como se fosse falar um texto já pronto e ensaiado.

Dessa forma, rezar é diferente de orar, pois aqui há um enquadramento das palavras e, de certa forma, falta de liberdade pessoal.

Não funciona como um diálogo, por exemplo, como ocorre no sentido da oração. Neste caso não é expresso o sentimento verdadeiro de quem faz, mas sim uma certa formalidade sobre as palavras prontas.

As rezas iniciaram-se com a formação dos primeiros cristãos romanos, onde vemos presente as características dessa cultura nos exemplos de rezas conhecidas, como “Ave Maria” e “Salve Rainha”, por exemplo.

Católico reza ou ora?

Podemos dizer que o católico executa as duas ações a Deus. Ele tanto faz rezas quanto orações em suas conversas espirituais.

Como bem sabemos, eles possuem rezas (ou orações) tradicionais e bem conhecidas, como, por exemplo:

  • Ave Maria: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém;
  • Pai Nosso: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, vem a nós o Vosso Reino e seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mais livrai-nos do mal. Amém;
  • Glória ao Pai: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Como são as mesmas palavras sempre mencionadas e repetidas, considera-se rezas esses exemplos.  Embora o Pai Nosso tenha as mesmas palavras, não são apenas os católicos que expressam essa reza.

Ela está contida na bíblia, onde foi ensinada por Jesus como uma referência, quando ele instruiu o que deveria ser feito nessa prática espiritual.

Evangélico reza ou ora?

Popularmente a oração acaba sendo uma marca para os evangélicos, pois eles não possuem essa tradição de falar palavras prontas e repetidas no ato de suas conversas com Deus.

Eles praticam mais conversas com palavras livres e espontâneas, sendo que muitas vezes as palavras já são conhecidas pelos fiéis.

A diferença entre orar e rezar para eles já é mais evidente. Até podemos dizer que os evangélicos fazem questão nessa diferenciação e os católicos nem tanto. Para o segundo grupo, as palavras são consideradas sinônimas.

Os evangélicos argumentam que Cristo recomendou não orar com formalidades e com discursos prontos, onde consta no texto bíblico expressa recomendação “não useis de vãs repetições” para as conversas com Deus.

De toda forma, o mais importante para um verdadeiro Cristão, é não se apegar aos termos ou modos de fala, mas sim saber bem as procedências verdadeiras que devem ser feitas para haver maior aproximação a Deus.

É muito importante para quem ora ou reza ter fé no coração, acreditando que ele existe e que ele está ouvindo as palavras. A partir daí, se abrem inúmeras possibilidades e situações que geram proximidade entre o fiel e Deus. 

Qual a diferença entre orar e rezar?

Realmente há diferença entre orar e rezar!

Vimos, originalmente, pelas palavras e seus sentidos de origem, que há uma diferença entre orar e rezar significativa, surgindo costumes particulares entre alguns grupos cristãos, não sendo presente essa diferença em todas as culturas.

De forma mais prática, e em sentido popular, vimos que orar ou rezar acaba sendo uma demarcação de cada grupo, católicos ou evangélicos, em que o segundo grupo faz mais questão de evidenciar!

Compartilhar:

Somos um grupo dedicado a compartilhar a Palavra de Deus e os ensinamentos bíblicos com o maior número de pessoas possível. Nosso propósito é levar luz, esperança e sabedoria aos corações, buscando transmitir os valores cristãos de amor, fé e compaixão. Acreditamos que a Bíblia é uma fonte inesgotável de sabedoria e inspiração, e queremos que todos possam se conectar com ela de maneira profunda e transformadora. Nosso compromisso é criar um espaço acolhedor, onde cada visitante possa aprender, crescer espiritualmente e encontrar suporte nas palavras de Cristo. Se você está buscando conhecimento bíblico, reflexão ou uma comunidade de fé, estamos aqui para caminhar juntos.